top of page

Orientações

Uso dos dispositivos coletores

Diversos produtos voltados para os cuidados da pessoa com estomia estão disponíveis no mercado brasileiro. Há dispositivos coletores com alta tecnologia que oferecem segurança e conforto. Dentre eles, destacam-se as válvulas antirrefluxo nas bolsas coletoras para urostomia; as bolsas para estomias intestinais com plástico hipoalergênico e com sistema antirruído; e as bolsas com filtro, cuja finalidade é eliminar os odores dos gases.(DINIZ; CAMPO; BRITO, 2016).

As bases adesivas são protetores cutâneos que protegem a pele periestomia do contato com o efluente e atuam no tratamento da pele lesada. (HAHIMOTO; RODRIGUES, 2012). Para a adesão e a permanência do equipamento coletor na pele, devem ser avaliadas as condições da área para aplicação, bem como o formato da placa. Os modelos das placas são apresentados no quadro abaixo. (BORGES; RIBEIRO, 2015).

Redonda e oval
Rígidas e flexível
Pré-cortada e recortável
Plana e convexa

As bolsas podem ser de ser de uma peça ou duas peças. Nos dispositivos de duas peças, uma (placa) é aderida à pele periestomia e a outra (bolsa de estomia) é adaptada para a drenagem fecal e ou urinária. (BURCH, 2013a; 2014a; SCHREIBER, 2016).

Bolsa de uma peça
Bolsa de duas peças
bolsa uma peça
bolsa duas peças
bottom of page